CINECLUBE MIS-CE 2010

O Cineclube MIS foi criado em 2004, é um espaço de exibição de filmes gratuito oferecido pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará. Em outubro de 2009 retomou suas atividades, com mostras trimestrais e exibições quinzenais. Antes do filme, o MIS-CE oferece um lanche, favorecendo o encontro dos cinéfilos e discussões descontraídas. Os encontros acontecem às terças-feiras, 19 horas.



Mostra Histórias do Cinema de Godard - outubro, novembro e dezembro de 2010





Mostra Chris Marker - julho, agosto e setembro de 2010






Mostra Comédia Portuguesa - abril, maio e junho de 2010







Mostra Yasujiro Ozu - janeiro, fevereiro e março de 2010






“Ozu foi o diretor que mais se aproximou da essência do cinema, ao admitir que as imagens que ele tanto amava eram puro engodo. Ironizando a lógica inerente às imagens e desmistificando as técnicas cinematográficas, construiu uma legenda mundialmente reconhecida como questionador da natureza humana e das ideologias.” (O Anticinema de Yasujiro Ozu)




Janeiro

05 – Coração Caprichoso (1933, P&B, 103’)
Sinopse: Coração Caprichoso é um estudo carregado de humor e sinceridade, porém profundo da relação pai-filho. Depois da morte da esposa, um homem luta para criar o filho numa pobreza quase total. Quando o pai conhece uma mulher jovem e bonita, o filho fica com ciúmes da atenção do pai com a mulher, e então nasce um conflito entre os dois.

19 – Pai e Filha (1949, P&B, 108’)

Sinopse: Retrato da tradição e da compaixão japonesa, o filme do mestre japonês Ozu conta a história de Noriko, uma jovem de 27 anos que ainda mora com a família. Todos querem que ela case, mas ela prefere continuar vivendo e cuidando do seu pai.

Fevereiro

02 - O sabor do chá verde sobre o arroz (1952, P&B, 115’)
Sinopse: Numa Tóquio em pleno desenvolvimento pós-guerra, Taeko Satake é uma requintada dona de casa de classe alta que vive o seu dia-a-dia a fazer compras e encontrar-se com as amigas, vivendo um relacionamento formal com o seu marido Mokichi, fruto de um casamento arranjado.

23 - Era uma Vez em Tóquio (1953, P&B, 135’)
Sinopse: Tomy e Shukichi, um casal de idosos, viaja para Tóquio para visitar os filhos. Lá, eles não são bem recebidos, em um misto de indiferença e ingratidão.


Março


09 - Bom Dia (1959, Cor, 94’)

Sinopse: Os irmãos Isamu e Minoru pedem aos pais que comprem uma TV. Os pais recusam, e em represália os dois fazem uma greve de silêncio. Recusando-se a falar com os pais e com os outros colegas do bairro, os irmão acabam provocando uma série de situações embaraçosas.

23 - Ervas Flutuantes (1959, Cor, 119’)

Sinopse: Companhia de atores de teatro kabuki aporta numa pequena ilha de pescadores. Komajuro, um ator de meia idade que foi um dos formadores da companhia, passa a frequentar todos os dias a casa de uma antiga amante, Oyoshi, que é dona de um bar de saquê, com quem tem um filho que ainda não o conhece.


Informações

Museu da Imagem e do Som do Ceará - MIS-CE
Avenida Barão de Studart, 410 - Meireles
85 3101.1204
85 3101.1207
Às terças-feiras, 19 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário