Conselho Curador do Museu da Imagem e do Som do Ceará

Conselho Curador do Museu da Imagem e do Som do Ceará

O que faz um museu de imagem e de som? Qual sua função na sociedade? Ele deve guardar tudo? O que ele não deve guardar? O que um museu faz além de guardar os objetos?

São perguntas como essas que a equipe do Museu da Imagem e do Som do Ceará tem feito desde janeiro de 2009 quando iniciou as reuniões para a construção do seu Plano Museológico. Contando com a participação de todos os funcionários, as discussões apontaram para um museu que sofre de problemas de espaço e de indefinição do perfil institucional, de formação profissional e de condições para a preservação de seu grande acervo.

Em 2010 o MIS-CE completará 30 anos. Chegou a hora de resolver alguns problemas, trabalhar o rico potencial de seu pessoal e seu acervo e melhorar o acesso da sociedade aos bens que o MIS-CE preserva.

Para isso, pensamos em formar um Conselho Curador, um grupo de profissionais e acadêmicos que atuam nas diversas áreas que o acervo do MIS-CE abrange. Convidando profissionais de rádios, televisões, jornais e instituições de memória e patrimônio, acadêmicos de História, Antropologia, Comunicação, Sociologia e Arquitetura. Com esse grupo transdisciplinar esperamos colocar as áreas em diálogo para que o fruto dessas discussões dê ao MIS-CE uma perspectiva plural e inclusiva, porém delimitando contornos definidos do que se quer ou não para o perfil do museu.
No dia 05 de agosto o MIS-CE realizou a reunião de formação do seu Conselho Curador. Depois de breve exposição sobre a história e alguns problemas do museu, foi proposta a formação de grupos de trabalho que se concentrassem em áreas específicas, para atacar as fragilidades de forma mais eficaz. Na próxima reunião será discutido o perfil institucional para então avaliar quais seriam as áreas a serem trabalhadas pelos grupos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário